Automóvel:Toyota recria Hilux para o Dakar2017

Toyota recria Hilux para o Dakar2017
















Já diz o ditado: “se não os podes vencer, junta-te a eles”. Foi o que aconteceu com a Toyota Hilux Evo para o Dakar2017.
A nova máquina de competição da Toyota segue o trilho do Peugeot 2008 DKR e assume-se como um buggy, abdicando da tração às quatro rodas por uma solução de duas rodas motrizes. A opção pela tração às duas rodas, surge uma vez que o conjunto de regras concedidas aos veículos de duas rodas motrizes permite mais liberdade que a de quatro rodas motrizes.
“Estamos muito entusiasmados com esta nova direção”, refere Glenn Crompton da Toyota Motors. “Na sua essência esta Hilux Evo mantém-se fiel à Toyota Hilux, mas ao mesmo tempo estamos firmemente convencidos de que nos oferece novas oportunidades para o Dakar 2017 e para o futuro”.
O novo veículo, que terá como pilotos Giniel de Villiers, Leeroy Poulter e Nasser Al-Attiyah (Nani Roma deverá utilizar um 4×4), está em conformidade com as regras estabelecidos pela FIA e regulamentos usados pela ASO, os organizadores do Dakar. Isto significa que o veículo ostenta um peso total significativamente menor, o objetivo é estar abaixo dos 1.300 kg, contra os 1,915 kg da Toyota Hilux na versão 4×4.
Também possui rodas e pneus de 940mm (de diâmetro) versus 805mm da 4×4, significativamente maior curso da suspensão e um sistema a bordo de aumento e redução da pressão dos pneus.
A revolução estende-se à mecânica, com motor e transmissão alojados entre os dois eixos, o que confere uma melhor distribuição do peso, com todos os componentes mais pesados colocada perto da parte inferior do veículo, o centro de gravidade é mais baixo do que nunca. Mais liberdade na regulamentação 4×2 permitiu aos engenheiros explorar novas soluções.
O motor V8, que mantém-se atmosférico, irá contar, pela primeira vez, com um restritor de 38mm, permitindo que o motor Toyota seja mais eficiente. Também será a primeira vez que a Toyota, MINI e Peugeot utilizam o mesmo restritor, uma vez que nos
anos anteriores os concorrentes da Toyota contavam com uma vantagem 1 ou 2 mm.

A edição de 2017 do Dakar vai começar em Assunção, no Paraguai, e decorrerá de 02 a 14 de janeiro, com 12 etapas e cerca de 9.000 quilómetros.
Fonte: autoportal

Comentários