Avançar para o conteúdo principal

IT: Facebook norte-coreano é inaugurado e hackeado em questão de horas



 misterioso site foi descoberto na última sexta-feira (27) e despertou a curiosidade de muita gente na internet. Tratava-se de uma rede social absurdamente parecida com o Facebook e que – pasmem – teve sua hospedagem rastreada até a Coreia do Norte, provavelmente o país com a rede de computadores mais controlada do mundo.
A página, que aparentemente se chama StarCon, se autointitula “Best Korea’s Social Network” (que por acaso ou não pode ser traduzido ambiguamente como “a melhor rede social da Coreia” ou “a rede social da melhor Coreia”). Seu acesso era permitido em todos os lugares do mundo, o que gerou ainda mais estranheza em quem conseguiu acessar o serviço antes dele sair do ar.
Página inicial da StarCon

Tá tudo dominado

Acontece que a StarCon foi hackeada e dominada após apenas algumas horas no ar. E se você está pensando que foi obra de grupos organizados como o Anonymous ou algo parecido, você está completamente enganado. Quem obteve acesso como se fosse um administrador da rede social foi um adolescente escocês, tudo através de um imenso golpe de sorte.
Andrew McKean deu o chute mais óbvio e absolutamente certeiro: o nome de usuário era simplesmente 'admin' e a senha, 'password'
Ao descobrir a existência dessa cópia do Facebook, o jovem Andrew McKean acessou a área de administração do site e, na hora de inserir login e senha, deu o chute mais óbvio e – para surpresa dele – absolutamente certeiro: o nome de usuário era simplesmente “admin” e a senha, “password”. Com isso, ele teve controle total da StarCon, podendo expulsar usuários, censurar termos específicos, manipular as áreas de publicidade e até mudar o nome do site.

Maior moleza

Segundo McKean, obter acesso ao site foi “fácil demais”. Ele teve a ideia após descobrir o site norte-coreano e entender que ele teria sido feito com base no phpDolphin, um serviço que ajuda pessoas a criarem suas próprias redes sociais. Nessa plataforma, o padrão de login e senha de administrador é exatamente o que ele usou com sucesso no clone do Facebook.
Um print de alguns usuários "meio perdidos" na rede social norte-coreana
No fim das contas, o acesso ao site foi bloqueado. Ainda não se sabe realmente do que se trata essa rede social norte-coreana, mas aparentemente vamos ficar sem desvendar o mistério, visto que ele deve ser retirado completamente do ar nos próximos dias.
FONTE(S)

Comentários