Um dos mais populares antivírus do mercado disponibiliza em seu blog ferramenta para testar a força das senhas.
A preocupação com dados pessoais e vulnerabilidade na internet é uma das pautas mais recorrentes quando se fala em segurança no ambiente virtual e obter a sua senha nada mais é do que o passe livre para pessoas mal-intencionadas tirarem proveito de suas informações.
O medidor desenvolvido pela Kaspersky, e disponibilizado em seu blog, ainda informa se a senha é muito utilizada e dá uma estimativa de tempo em que um computador doméstico poderia decifrá-la.
O serviço nos ajuda a conscientizar quais senhas são fracas, que não combinam letras, números, caracteres especiais e que são muito curtas ou muito populares como senha000, 12345 ou joao123.
ATENÇÃO, para sua própria segurança, o próprio site recomenda nunca digitar sua senha real, para comparar os resultados, utilize senhas com o mesmo número de caracteres e mesmo grau de complexidade (caracteres que são letras, números e símbolos especiais).
Acesse o serviço aqui
Fizemos também o teste, e o resultado não foi muito animador!
Foto: reprodução / Blog Kaspersky Labs
Colocamos como exmplo a senha “joao123” e esse foi o resultado! Esperamos que não utilize uma senha assim.
Dicas de segurança para suas senhas
Fez o teste e aquela senha que pensava estar segura pode ser facilmente violada? Acompanhe algumas dicas para contornar o problema.
– Nunca utilize uma mesma senha para diferentes serviços, por mais que possa parecer cansativo e difícil de memorizar, você não vai querer que o invasor acesse ao mesmo tempo o seu Facebook, e-mail, contas de serviços financeiros e sites de compras. Caso você seja esquecido, procure anotar ou utilizar serviços específicos para armazenar suas senhas como o LastPass. Outra dica é você utilizar pequenas modificações da sua senha em cada site ou serviço que utiliza, a fim de evitar o problema do esquecimento.
– Procure elaborar senhas complexas, que misturem letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos como o traço “-” ou underline “_” e que tenham no mínimo 8 caracteres.
– Nunca armazene senhas no computador em arquivos de texto não encriptografados, e principalmente, nunca digite por chat sua senha, além de ser um prato cheio para hackers, suas senhas são pessoais e devem ser mantidas somente em sua posse!
Esperamos ter ajudado o leitor a se orientar melhor sobre sua segurança na internet!
Comentários
Enviar um comentário